Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala trifurcata Chodat EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, ocorre exclusivamente no estado da Bahia (Pastore et al., 2013), na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Marques, 1988). Subarbusto com ocorrência em Campos Rupestres, associados aos biomas do Cerrado e da Caatinga (Marques, 1988). Apresenta EOO de 875 km², AOO de 16 km² e está sujeita a três situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. O aumento da frequência de incêndios relacionado às atividades econômicas como pecuária e turismo são ameaças (Spinola, 2005; Tanan & Chaves, 2012) que implicam em declínio da qualidade do hábitat. Assim, são necessários investimentos e esforços para monitoramento e controle das ameaças, bem como para desenvolvimento de ações necessárias a conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega trifurcata (Chodat) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala trifurcata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Marques, M.C.M 1988. Polígalas do Brasil V. Seção Polygala (Polygalaceae). Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro 29: 1-114.

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

- Spinola, C.A. 2005. Ecoturismo em espaços naturais de proteção integral no Brasil – O caso do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia. Barcelona, Espanha: Universidade de Barcelona.

- Tanan, K. C. R. & Chaves, J. M. 2012. A educação ambiental como prática propositiva na intervenção das queimadas no município de Mucugê, Chapada Diamantina-Ba. I Seminario Nacional de Geoecologia e Planejamento Territorial e IV Semináriodo Geoplan. Universidade Federal de Sergipe.

Como citar

CNCFlora. Polygala trifurcata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala trifurcata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55